Allgarve Gourmet no Museu de Portimão 2011

Allgarve Gourmet Portimão 2011

Hoje, ainda vão a tempo de passar pelo Museu de Portimão a partir das 19h e até à 24h, e degustar as criações gastronómicas em mais um Allgarve Gourmet.
Eu estive lá no final de tarde de dia 27 de Julho, e fiquei com muito boa impressão do evento.
Não é um evento para as grandes massas, não vão estar confrontados com milhares de pessoas. Não tenho nada contra esse tipo de eventos, mas este julgo que foi desenhado para que existisse um maior conforto e tranquilidade na hora de degustar estas criações gastronómicas.

A localização é fantástica, e o espaço está bastante confortável.

Allgarve Gourmet Portimão 2011

Quando se entra no local, damos logo de caras com o stand da ViniPortugal, com a campanha a copo!.
Aqui os visitantes têm a possibilidade de provar gratuitamente alguns vinhos seleccionados das várias regiões do país.
Reencontrei neste stand a Teresa Gomes, reconhecida Sommelier. A história de ter apenas meninas bonitas a servir copos de vinho num evento, por si só não ajuda à divulgação do vinho. Quando, quem nos serve o vinho nos pergunta aquilo que queremos beber, quer saber dos nossos gostos ou simplesmente nos aconselha a tomar algo, a experiência é outra.
Nada contra a beleza, simplesmente é muito melhor quando se pode conciliar a beleza com conhecimento, compreendido?

Na mesma sala para além do stand de um patrocinador de uma marca de café, existe um balcão onde se pode comprar vinho a copo, a €1,50, apenas de marcas Algarvias.
Aqui está uma maneira excelente de promover os Vinhos do Algarve.

Allgarve Gourmet Portimão 2011

A noite de 26 e 27 de Julho teve como chefe convidado, Vitor Matias, na Quarta-feira os pratos confeccionados foram os seguintes:

    Creme de crustáceos e ouriço-do-mar
    Sardinha de Portimão em conserva com azeite, alho e malagueta, creme de gaspacho, ovas de sardinha e espuma de água de tomate
    Bonito dos Açores em aroma de conserva com flor de sal da Ria Formosa, maionese de conserva, salada de grão-de-bico, bombom de azeitona verde e mexilhões em escabeche
    Salmão com risotto de choco em conserva, sua tinta e ervilhas
    Bacalhau cozinhado a 62ºc, cremoso de batata e chouriço de Barrancos, línguas com alho e coentros
    Frutos silvestres salteados com sabayom de espumante Quinta da Calçada, Bolo Sarcher em pó e gelado de baunilha

Allgarve Gourmet Portimão 2011

O prato que me foi dado a provar foi o Bacalhau cozinhado a 62ºc, cremoso de batata e chouriço de Barrancos, línguas com alho e coentros.
Não sou um menino de purés, mas este bacalhau estava divinal o puré com o chouriço de Barrancos, irrepreensível. Obrigado à Essência do Vinho, pela gentileza.

Infelizmente continuo a ver alguns restaurantes no marasmo de sempre a servir pratos sem qualquer cuidado e de uma forma sequencial, maquinada, algo vai mal na nossa restauração.
Que tenham a oportunidade de visitar eventos como este para se inspirarem ou então voltem aos clássicos, com o rigor que merecem. Seja na escolha dos produtos como no seu empratamento.

Allgarve Gourmet Portimão 2011

Terminei a noite a provar o vinho do Porto Branco Reserva da casa Ramos Pinto, um vinho bastante aromático, com boa complexidade e a lembrar a aromas tropicais.
Foi uma exelente maneira de encerrar esta visita ao Allgarve Gourmet.