Blogues de vinhos - oportunidade online

Blogues de vinhos – oportunidade online

A convite da Ordem dos Engenheiros da Região Norte estive presente nos III Encontros Vínicos do Vinho Verde, que se realizaram entres os dias 24 e 25 de Maio em Viana do Castelo, com uma apresentação com o título Blogues de vinhos – oportunidade online.

Esta apresentação encontra-se disponível, aqui, para partilha.
O convite partiu do professor Fernando Nunes, e visava essencialmente os pequenos produtores, estando incluída no espaço dedicado ao marketing de vinhos.

Pensei na apresentação deste tema da forma mais cativante e practica. Acredito que os blogues de vinhos em Portugal, estão mais maduros, existem projectos com caminhos muito bem traçados e com estilos distintos.
São para mim uma mais valia, representam uma oportunidade online para os produtores e são uma alternativa em termos de comunicação.

Achei que seria mais interessante colocar a falar outros produtores, sobre os blogues de vinhos, do que dar a minha opinião, afinal eu sou uma das pessoas que escreve e mantém um blogue sobre vinhos!
Optei por realizar as mesmas questões a um grupo de produtores que têm experiência em comunicar com a comunidade wine blogger Portuguesa, são eles a José Maria da Fonseca, Quinta da Nespereira e a Quinta do Torgal. Realizei as mesmas questões ainda a uma agência de comunicação a unimagem, visto que existem cada vez mais agencias a servir de intermediário entre o produtor e os meios. Por fim coloquei as mesmas questões à vintae, uma empresa espanhola na área dos vinhos, que pela qual tenho grande apreço.
Obrigado a todos por terem aceite o convite e terem respondido tão prontamente.

Lamentavelmente os presentes no auditório não chegaram a ver esta apresentação, visto que o projector teimou em não funcionar a quando da minha apresentação.
Limitei-me a apresenta-la oralmente, p’lo menos não se distraíram com as minhas fotografias!

Os blogues de vinhos, não vêm resolver por si só muitos dos problemas do sector, mas definitivamente levam a muita gente a paixão que temos sobre o vinho.

Caso seja um produtor como responderia a estas mesmas questões?

Como vê o panorama dos blogues de vinhos em Portugal!?