Desafio 4 – Cortes de Cima

Desafio 4 - Cortes de Cima
A caminho para o monte.

Os Desafios da Adega, são definitivamente um reencontro de amigos em torno do vinho. E este que nos levou ao Alentejo, foi uma vez mais, especial.
O desafio número quatro estava marcado para Cortes de Cima Vidigueira em pleno Alentejo, uma propriedade com 130 ha de vinha.

Para alguns já não era novidade visitar Cortes de Cima. Pessoalmente, foi a segunda vez que visitava a propriedade e estava bastante curioso para ver como se encontrava a adega já que as vindimas estavam no seu auge.

Se são as pessoas que fazem uma empresa, esta máxima vive-se a 100% em Cortes de Cima. A simpatia, a disponibilidade e a amabilidade são uma constante.
O que veio a proporcionar uma manhã fantástica. Não interpretem estas palavras como bajulação gratuita, fomos bastante bem acolhidos, e não nos sentimos a invadir nenhum espaço. Visitar o que quer que seja é sempre uma experiência e esta foi bastante bem sucedida.

Da visita constava uma prova surpresa de vários mostos, uma visita à Adega e a prova de algumas das suas referências.

Desafio 4 - Cortes de Cima
Hamilton Reis falava sobre o crescimento da videira.

Para quem é mais do que um consumidor ocasional de vinhos a prova de mostos foi interessante. Ter uma ideia mais concreta do trabalho diário do enólogo em perceber o que está a acontecer ao seu futuro vinho, foi muito enriquecedor. Quem nos acompanhou nesta etapa da visita foi o enólogo principal Hamilton Reis, de reconhecido bom humor e de conversa cativante. A manhã passou num ápice entre a sala de estágio das barricas e a adega experimental. Provar mostos requer ainda mais conhecimentos e não é tarefa fácil mesmo para os apaixonados pelo vinho.

Desafio 4 - Cortes de Cima
Os vários mostos em prova.

A parte mais agradável ao paladar veio com a Helena Sardinha, assistente na parte da enologia em Cortes de Cima, como ela gosta de dizer: ajuda a fazer vinho.
Estivemos uma vez mais à conversa e provamos os seguintes vinhos:

Chaminé branco 2010
Chaminé tinto 2010
Cortes de Cima 2009
Touriga Nacional 2007

Uma manhã perfeita no Alentejo.

Desafio 4 - Cortes de Cima
Referências em prova.

Sem restaurante marcado, liga para este, vê novamente aquele guia, acabamos a almoçar muito para além da hora normal no Restaurante Lucas em Cuba.
Atendimento fantástico e preços populares. As várias carnes de porco grelhadas e a feijoada, satisfizeram o grupo. P’lo meio ainda tentamos encontrar um bom Antão Vaz, mas sem sucesso.

Desafio 4 - Cortes de Cima
Uma das travessas servidas no almoço – Restaurante o Lucas, Cuba.

Desafio uma vez mais, superado.