Descendientes de J. Palacios Pétalos 2009 #Bierzo

petalos

Existem vinhos que se tornaram clássicos porque os seus criadores aspiraram a fazer algo diferente.
Um desses exemplos concretos são os vinhos de Alvaro Palacios, podia ter continuado na Rioja junto da sua familia, mas decidiu arriscar e rumar a Bierzo e Priorat para fazer hoje vinhos que estão em quase todos os mercados.
Até a MW Jancis Robinson, em Setembro do ano passado se questionava quanto à quantidade vinificada destes vinhos tal a sua distribuição, não sei ao certo, mas também chegaram algumas garrafas do 2009 ao Algarve.
Produtores carismáticos acho que não precisam de produzir centenas de milhares de litros para conseguirem ter os seus vinhos em muitos países, precisam sim de fazer vinhos com qualidade e apresentar vinhos com carisma e identidade bastante vincada.

É o caso deste Descendientes de J. Palacios Pétalos 2009, um 100% Mencia, uma casta similar ao Jaen do Dão que em Bierzo produz vinhos tintos com grande caracter a julgar por este exemplar.

Quanto a este 2009, que comprei e abri ontem, a sua frescura, elegância, fruta madura com uma passagem por madeira, tornam-o muito interessante.
O nariz é terroso, com tosta e flores. Depois a boca é leve, fresca e com um final picante envolto em leves taninos.
Fiquei fã e agora só penso em provar o resto dos vinhos desta casa!

Um tinto que renova a minha paixão pelo mundo dos vinhos!

Deixar uma resposta