Quinta da Folgorosa

Quinta da Folgorosa

Conheci os vinhos da Quinta da Folgorosa, no Vilamoura Wine Moments e achei um projecto bastante interessante.

Tive o prazer de estar à conversa com o José João Melícias e os vinhos apresentados têm origem na região de Torres Vedras, fazendo parte da Rota do Vinho do Oeste.

Neste momento apresentam três vinhos:
o tinto Fulgor 2009;
o branco Fulgor 2010;
e o tinto Quinta da Folgorosa 2009.

As referências Fulgor fazem parte da gama de entrada e o Quinta da Folgorosa 2009 é um vinho já com maior complexidade tendo tido uma vinificação em cubas de inox e estágio de 6 meses em carvalho Francês.

A Quinta da Folgorosa também aposta no segmento dos BIB premium, sendo possível encontrar as referências Fulgor à venda em grandes superficies e garrafeiras.

O ano de 2009 foi o ponto de partida para estes projecto, que se apresenta com um visual cuidado, não só na imagem como no vinho.
Com tradição de produção de vinhos na quinta, tem sido feita uma renovação não só da vinha como dos processos neste últimos anos, e estou em crer que podem ganhar um espaço interessante no mercado nos próximos tempos.

Neste últimos anos o mercado dos vinhos em Portugal cresceu imenso em marcas e em qualidade. A Quinta da Folgorosa vai estar a degladiar-se com marcas bastante fortes, no segmento de entrada e nos seguintes.
Os seus vinhos são bastante competentes, mas o mercado está repleto de boas ofertas neste patamar.
Uma tarefa árdua para todas as marcas.

Continua a ser bastante interessante este mercado e provavelmente é isso que torna esta área atraente, ao ver chegar novos produtores a querem vingar com tanto afinco com os seus produtos.