Quinta do Gradil – Vindimas 2011

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

O programa do passado dia 17 de Setembro foi participar numa experiência tradicional de vindimas na Quinta do Gradil.
Fomos mais de 200 convivas, entre eles e elas destacava-se um grupo de ingleses, mas já lá iremos a esses com mais pormenor.

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

Foi a segunda vez que visitei esta Quinta, impregnada de vinhas e de história e uma vez mais, fui acolhido com a simpatia já conhecida.

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

A parte da manhã foi destinada à vindima de um talhão de Alfroucheiro, que foi colhido de forma tradicional e que rendeu mais de 3 mil quilos de uva. À semelhança do ano passado esta uva será vinificada e terá direito a engarrafamento especial. Acabei por ficar à conversa e a fotografar, mas vindimar nada, nem um cacho!…

Depois da apanha, tivemos um pequeno lanche antes do despejo das uvas para o tegão. De seguida Luís Vieira, administrador da Quinta do Gradil, António Ventura, Enólogo residente e Rogério Castro, Professor Viticultor, falaram-nos um pouco sobre o trabalho realizado na Quinta e do seu terroir.

A tarefa mais difícil estava a aproximar-se, um almoço convívio entre o casario.
Grande momento de confraternização, a mesa redonda foi palco de muitas conversas, na grande maioria sobre vinho e gastronomia sem faltar um bocadinho de tecnologia.
Finalmente, conheci pessoalmente o Daniel Barradas e o Vicente Themudo de Castro.
O resto do gangue, quase que nem precisa de apresentações.

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

Os convidados britânicos, eram representantes da Naked Wines, uma distribuidora de vinhos online no Reino Unido, que viajaram até Portugal para entre outras actividades participarem nesta experiência tradicional de vindimas portuguesas. Luís Vieira, através da sua referência Montaria Wines, é uma das marcas portuguesas de vinho disponíveis online para venda na Naked Wines.

Para quem queria aprender um pouco mais sobre os mono casta comercializados pela Quinta do Gradil, existia um espaço onde eles estavam expostos com as respectivas uvas de cada casta e uma nota explicativa.

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

Uma das novidades da tarde, foi a apresentação do Espumante Bruto Quinta do Gradil. Este já está disponível no mercado desde esta semana.
Fomos ainda premiados com uma garrafa de Quinta do Gradil Alicante Bouschet, uma produção limitada a 1000 garrafas, resultado da vindima efectuada no evento de 2010.

Quinta do Gradil - Vindimas 2011

Cheguei a casa cansado da viagem mas, com a agradável sensação de ter passado um grande Sábado entre amigos, vinhos e vinhas.