Turismo 2.0: A revolução das redes sociais

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Realizou-se esta tarde o seminário “Turismo 2.0: A revolução das redes sociais” nas instalações do N.E.R.A. em Loulé, organizado pela Inesting.
Tinha-me inscrito na semana passada e estava bastante curioso para ver como se iria desenrolar o seminário.

As boas vindas estiveram a cabo de Vítor Neto do N.E.R.A., que fez uma caracterização do turismo no Algarve na última decada.
Sem ser maçadora ou exaustiva a apresentação, deu excelentes pistas de trabalho.
Lamentavelmente aquilo que foi anunciado e que todos nós já sabíamos foi que, desceu a taxa de ocupação e desceu a procura pelo destino Algarve.
Quanto ás redes sociais, Vítor Neto, afirmou que não à volta a dar e temos de as abraçar como o fizemos com outros meios.

Elidérico Viegas da AHETA, falou um pouco da indústria hoteleira do Algarve, mas foi de todos os oradores aquele me mostrou maior dificuldade em falar sobre as redes sociais. Afirmou mesmo que estava pouco à vontade para falar sobre “redes sociais”.
Deixou várias perguntas, que ao longo do seminário vieram a ser respondidas.

Francesco Berrettini, CEO da Inesting veio falar das potencialidades do marketing nas redes sociais.
No inicio da sua preleção recordou que se o Homem é um ser social, também busca isso na Internet.
Portanto as redes sociais são uma coisa natural, no sentido que procuramos estar uns com uns outros, neste caso utilizando esta ferramenta.
Abordou temas importantes nos social media, como o SEO, o PR Online e a guerrilha digital.
Deixou alguns números interessantes para a plateia, sobre o universo Facebook. Em Portugal estima-se que estejam activos no Facebook, 2,5 milhões de Portugueses e que o total de utilizadores a nível mundial irá ascender aos 500 milhões de utilizadores quando terminarmos este mês de Maio.

Nuno Aires, presidente do Turismo do Algarve falou sobre o Algarve nas Redes Sociais.
Enumerou as redes sociais em que o Turismo do Algarve está presente e que vantagens vê na utilização destas ferramentas.
Só é pena que a Associação Turismo do Algarve, esteja registada no Facebook, com um perfil e não com uma página.
Mas dentro do universo das páginas que a ATA possui no Facebook, quero realçar o execelente trabalho que está a ser realizado com Guia de Vinhos do Algarve, um exemplo fantastico de como se deve dinamizar uma página.

O coffee-break, deu para rever caras conhecidas e por a conversa em dia.

Bernardo Brandão, da algarvia You Mix, veio falar sobre o seu estudo de caso que fez com a promoção da Madeira para a APM, Associação de Promoção da Madeira. Uma associação sem fins lucrativos que promove e divulga informação sobre o destino Madeira no mercado externo.
A sua apresentação poderá ter ajudado em muito todos aqueles que tenham vindo ao seminário e que ainda desconheciam o universo das redes sociais.
Podemos apreciar muito do que é a estrategia da APM, para a promoção online da Madeira. Seja com os exemplos que deu quanto à utilização de microsites, campanhas de SEM ou landing pages especificas para cada pais onde fazem determinadas campanhas online.
Fechou com uma frase que tem de ser o nosso mantra, “pensar e fazer”.

O seminário não iria terminar sem antes ouvirmos Rui Brás, da Inesting falar sobre brand awareness nas redes sociais.

Não dei o meu tempo por perdido e apenas reconfirmei tudo aquilo que tenho andado a escrever, dizer e agora a fazer.